Limpeza biodegradável


Mais que mera foto: Organic Rice Hull Garden Esse vasinho é um presente! E duplo! Com o vasinho biodegradável já vai plantado um tipo de tempero!

Tenho buscado- sem sucesso - informações sobre produtos de limpeza biodegradáveis. Na busca, mesmo não encontrando exatamente o que se pretende, ainda moito se aproveita e eu cai no Sítio do Moinho. São dele algumas dicas para cuidar da limpeaza sem necesariamente utilizar produtos agressivosà natureza:

IV) O que os consumidores podem fazer para diminuir o impacto ambiental na hora da limpeza doméstica

• Usar métodos físicos de limpeza na manutenção da casa: varreção da sujeira com vassouras, uso do aspirador de pó e do pano de pó. Eles diminuem a necessidade do uso de produtos químicos fortes.

• Evitar adquirir produtos em cuja fórmula constem componentes como cloro, formaldeído e solventes. É importante não comprar produtos clandestinos, sem embalagem própria ou rótulo que descreva os conteúdos químicos e indique o fabricante, orienta a Organização Não Governamental Greenpeace.

• Resgatar o hábito do uso da água quente combinada com sabão para desinfetar ambientes. Os modernos vaporizadores, nada mais são do que uma sofisticação tecnológica dessa antiga e eficiente prática de limpeza.

• Buscar alternativas para limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes. Exemplos: a) Vinagre: tira manchas de tecidos, neutraliza odores fortes, remove gordura e limpa azulejos, fogões e panelas. b) Bicarbonato de Sódio: serve para limpar pias, bidês e vasos sanitários em banheiros. Também substitui o cloro na remoção de limo. Basta deixá-lo agir por uma hora e depois retirar o limo com uma mistura de suco de limão e sal.

• Na hora da faxina, trapos, por sua vez, devem ser preferidos a toalhas descartáveis.

• Reaproveitar pedaços de sabões velhos. Siga os seguintes passos: a) Misture os pedaços de sabões com um punhado de açúcar e vinagre.b) Derreta em banho-maria, misturando bem.c) Coloque num vasilhame e deixe endurecer por dois dias.

• Procurar conhecer e testar os produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado. Dar preferência aos produtos que tenham selo de certificação. Isso significa que a empresa passou por uma auditoria sobre os processos e matérias-primas utilizadas.

• Divulgar para parentes e amigos os bons produtos e as boas práticas de limpeza que conhecer.

Comentários

Postagens mais visitadas