Sugestões

Eu gosto de artesanato. Melhor dizendo, eu gosto de inventar coisas e fazer coisas: colar, pintar, costurar, bordar etc. Então, muitas vezes a gente vê uma coisa pronta e essa coisa nos dá idéia para fazer outras. O FAZENDO ARTE dá algumas idéias, inclusive para o Natal, para quem quiser se aventurar no artesanato.
***
E falando em arte e Natal, a FUNVERDE dá a dica de um presente ecológico que é ainda, uma tendência daqui pra frente: as sacolas permanentes para supermercado e afins. Alias, nesse site, há outras (muitas) alternativas para se ter uma postura mais ecológica, vale a visita.

No PLANETA SUSTENTÁVEL mais dados sobre a tentativa de se substituir as sacolas de plástico por sacolas de papel e principalmente de papel.

O GRUPO PÃO DE AÇÚCAR tem até um modelo vendido no próprio supermercado:


No ECOCHIC encontrei sugestões sobre consumo consciente (pena que não é um site com atualização constante):

1- Troque as lâmpadas: Substituir uma lâmpada convencional por fluorescente reduz a emissão de dióxido de carbono em 70 Kg/ano (...)

2- Use menos o carro: Caminhe, ande de bicicleta, reveze o uso do carro com amigos e colegas de trabalho ou use transportes públicos com mais frequência. Para cada quilômetro que deixar de percorrer de carro, vc evita a emissão de cerca de 300 gramas de dióxido de carbono. Sem falar nas calorias extras que dá pra queimar sem sentir

3- Recicle mais: Vc pode evitar a produção de uma tonelada de dióxido de carbono por ano simplesmente reciclando o lixo de sua casa.

4- Verifique os pneus: Manter os pneus calibrados pode diminuir o consumo de gasolina em mais de 3% e cada litro de gasolina economizado evita que quase 3 Kg de dióxido de carbono vão para a atmosfera!

5- Consuma menos água quente: Gasta-se muita energia para aquecer a água. Use menos água quente instalando um chuveiro de fluxo reduzido (160 Kg de CO2 evitados em um ano) e levando as roupas com água fria ou morna (225 Kg por ano) - até por que, meu povo, água quente é um horror para a pele!!!!

6- Evite produtos muito embalados: Você pode evitar 550 Kg de dióxido de carbono se reduzir o seu lixo em 10%.

7- Ajuste o termostato: Diminuir em 2 graus a temperatura dos aquecedores no inverno, e aumentar 2 graus a do ar condicionado no verão pode evitar, por ano, que 900 Kg de dióxido de carbono subam para a atmosfera.

8- Plante uma árvore: Uma única árvore é capaz de absorver uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua existência. Fora isso, elas deixam qualquer ambiente mais bonito: dentro e fora da sua casa.

9- Torne-se parte da solução: Saiba mais e participe ativamente de palestras, reuniões e grupos de discussões.

10- Prefira embalagens de papel: Ao comprar qualquer produto, seja no mercado ou em qualquer outra loja, evite levar plástico!! o papel é sempre a melhor opção.

11- Use sacola permanente: Ao sair às compras, leve uma sacola retornável com você - elas evitam excesso de embalagens no ambiente, já que não vão para o lixo. Várias empresas estão lançando suas versões, uma mais linda que a outra.

12- Dê preferência a alimentos orgânicos: São a melhor opção para a sua saúde e a do planeta (...)



Eu ainda acho que todo esforço conduz a uma situação melhor para todos. É de cada um em cada um que o mundo enche o papo! :)

Comentários

Postagens mais visitadas