Dá uma forcinha?



"Homem consome 20% mais do que planeta pode repor
A Humanidade consome 20% mais recursos naturais a cada ano do que o planeta é capaz de repor. Levando-se em conta o crescimento populacional, a evolução tecnológica e o desenvolvimento econômico, até 2050 o homem consumirá o dobro da capacidade da Terra. Ou seja, seriam necessários dois planetas para suprir a demanda, segundo o estudo. O alerta faz para do relatório ´Planeta Vivo 2002´ lançado ontem pela ONG Fundo Mundial para a Natureza, o WWF.
Segundo o documento, se a produção de alimentos e bens de consumo não for aprimorada, reduzindo a demanda por recursos naturais, já em 2030 a população começará a sentir uma queda considerável na qualidade de vida. É possivel que nosso planeta esteja inabitável em cerca de 70 anos.(...)

Fonte

São dados. E reais. Mas as pessoas tendem a não se preocupar com o futuro, não pensar nele. Mas quando o amanhã chegar será hoje. Existem coisas que podem ser feitas se agirmos com consciência. O Greepeace dá dicas simples para se ter uma vida comprometida com a preservação dos recuros naturais, que como o nome diz, não são produzidos portanto, minha gente, não poderão ser comprados e devem ser preservados.
Por exemplo:

1. Prefira comprar fogões e fornos a gás. Os elétricos consomem mais energia.
2. Ao cozinhar, coloque tampas sobre as panelas. Prefira as panelas de pressão. Coloque-as centralizadas sobre o queimador e regule a chama para que seja menor que a base da panela. Você terá uma economia de 20%.
3. Sempre use a mínima quantidade de água para ferver ou cozinhar. Quando começar a ebulição, abaixe o fogo.
4. Quando o forno estiver ligado, evite abri-lo. Assim, você economizará gás.
5. Não use pratos e copos descartáveis. Eles consomem energia na sua fabricação e aumentam a quantidade de lixo. Prefira produtos de vidro, cristal e cerâmica.

Comentários

Ludmila disse…
Poiseh, com esses motivos todos como pensar em reprodução da espécie? :-(
rOsI disse…
Uai, porque ainda pode haver esperança. E a concretização da esperança chama tentativa :)
Ludmila disse…
Rosiane, você acha mesmo que existe alguma possibilidade de mais de 10% da população mundial ou 1% da população dos Estados Unidos mudar alguma coisa em suas doces vidas para evitar um catástrofe ecológica? Eu duvido. Infelizmente, a natureza humana é contituída por: a culpa não é minha, é do outro. O famoso inferno, Sartre sabia das cousas... :P
Anônimo disse…
felizmente, existem as guerras, a fome e as doenças para conter o crescimento populacional :-(

mas olhe, pelo menos no campo das energias renováveis, as coisas têm andado bem ultimamente. Se o mundo dependesse menos do petróleo, haveriam inclusive menos guerras...

Postagens mais visitadas